A eletroestimulação é o ato de produzir um estímulo, com a finalidade de aumentar a função orgânica ou a resposta de um determinado tecido.
Muitas pessoas chegam ao consultório com grau de força muscular muito baixo (0- 2), com dificuldade de realizar a contração/relaxamento do períneo, ou com dores muito fortes na região. A eletroestimulação intracavitária contribui, principalmente no inicio do tratamento, quando o paciente ainda necessita de um estimulo externo.
A sonda pode ser introduzida via vaginal ou anal, com auxilio de gel a base de água, o mesmo utilizado para ultrassom. Dura em média de 30 minutos, e os parâmetros são definidos de acordo com cada paciente, e objetivo. Faz parte, de um conjunto de técnicas, não sendo realizado somente ela durante o tratamento.
O equipamento irá mandar um estimulo elétrico, que realizará uma contração muscular. Você terá a sensação de estimulo-relaxamento, contrai-relaxa, com tempo de contração e relaxamento definidos na avaliação. O tempo de relaxamento sempre será maior, dobro, triplo, para não causar fadiga.
Pode ser utilizada também nos casos de dores na região, aumentando a produção de endorfinas.
Não se preocupe o tratamento é indolor. Utilizamos a sonda Pelvifit Lite da Miotec.
Indicações:
- Incontinências urinárias e fecais
- Conscientização da contração e/ou relaxamento do períneo
- Dores (dor pélvica crônica, endometriose, dores na relação sexual)
- Fortalecimento/relaxamento do períneo
- Gestação confirmada ou suspeita
- DIU de cobre
- Prolapsos severos
- Lesões ou infecções urinárias, vaginais e/ou anais
- Diminuição da função cognitiva
- Câncer de colo uterino, reto ou gênito-urinário.